segunda-feira, 12 de outubro de 2009

DONS E LIDERANÇA - PARTE 2

Como vimos, existem três dimensões do ministério: poder, engajamento e sabedoria.  O “poder” está relacionado com os dons espirituais (segmento azul). O “engajamento” com os serviços (segmento vermelho) e “sabedoria” à área humana, a área das coisas criadas (segmento verde).














Hoje veremos o circulo de ministério de seis personagens bíblicos, denominados aqui de seis PONTOS DE PARTIDA.

  • Ponto de partida 1: Tomé
Qualidades:  atitude crítica, investigadora, que sempre  quer ir à raiz das questões. Pessoas como Tomé não aceitam as coisas simplesmente porque elas são assim. Elas querem ouvir as fundamentações. Querem ver as provas.
Fraquezas:  a força de Tomé é, ao mesmo tempo, sua fraqueza. Por mais que se destaque na reflexão e na análise, engajamento e poder espiritual não fazem parte de suas áreas fortes
Como Jesus lidou com Tomé: Ele não reagiu às palavras de Tomé criticando-o pela sua fraqueza. Pelo contrário, Jesus levou a palavra de Tomé a sério e respondeu ao seu anseio por provas (Jo 20.22-27)


  • Ponto de partida 2: Marta
Qualidades:  geralmente quer algo que aconteça e é uma pessoa na qual se pode confiar. Sem a consagração das Martas provavelmente teríamos de fechar a maioria das igrejas.
Fraquezas:  ela tentou manipular a sua irmã para que se tornasse tão ativa quanto ela mesma (Lc 10.40).
Como Jesus lidou com Marta:  Ele ajudou Marta a descobrir uma área onde ela necessitava urgentemente de crescimento (Lc 10.41-42).


  • Ponto de partida 3: Maria
Qualidades:  (João 12.3; Lucas 10.39) capaz de abrir mão de tudo, de deixar toda a moderação e se tornar muito pródigas. Não se incomoda quando é confrontadas com o tipo de crítica de Judas (João 12.5).
Fraquezas:  sempre faz parte daqueles que estão assentados “por aí”, absorvendo todas as “coisas espirituais” e deixando para outros todas as coisas práticas do ministério e toda a reflexão e planejamento.
Como Jesus lidou com Maria:  Ele reconheceu os lados positivos da atitude de Maria (João 12.7) e continuou em João 12.8 alertando que ela deverá com o tempo ajudar os pobres. 

 
  • Ponto de partida 4: Moisés
Qualidades:  exaurido. Seu problema não era a falta de sabedoria (Atos 7.22). Também o engajamento não era seu ponto fraco.
Fraquezas:  carência de poder (Êxodo 4.10; Deuteronômio 17.10-13) e exaustão (Êxodo 18.17-18)
Como Deus lidou com Moisés:  Ele enviou pessoas que eram fortes nas áreas em que ele era fraco. No primeiro episódio foi Arão, no segundo foram Arão e Hur e no terceiro seu sogro Jetro.


  • Ponto de partida 5: Pedro
Qualidades:  pessoa fanática e não falta o engajamento. Faz tudo pelo Senhor. A disposição em correr riscos é digna de nota. Cheio de engajamento e poder. (Mateus 14.28; 26.69-75). 
Fraquezas:  seu lema é “Melhor faze alguma coisa errado do que não fazer nada!” (João 18.1-11). Assim, é possível que, vez por outra, algumas pessoas percam a orelha direita.
Como Jesus lidou com Pedro:  Ele deu a Pedro sempre novas oportunidades, o que incluía possibilidades de crescimento em sabedoria. E em Atos temos indícios de que ele realmente fez progressos. (Lucas 22.51; Mateus 16.18).


  • Ponto de partida 6: Jonas
Qualidades:  pessoa distante, cheio de sabedoria e percepções. Tudo o que se propunha fazer se transformava em sucesso (Jonas 1.16; 3.5; 4.1).
Fraquezas:  falta mais dedicação, obediência e engajamento. Foge da tarefa que tem de realizar.
Como Deus lidou com Jonas:  Ele tomou medidas drásticas com Jonas para incutir nele a obediência.


Os próximos passos:
  • Para Tomés
É muito importante que você de fato aplique seus dons em serviços concretos e não fique apenas na “teoria”.  A igreja poderia ter melhor proveito de sua sabedoria.
  • Para Martas
A descoberta dos seus dons espirituais e uma avaliação de seu engajamento na igreja à luz de suas novas descobertas poderão e ajudar a ter um despertamento espiritual.
  • Para Marias
Relacione de forma estratégica os seus dons a tarefas concretas. Este processo te fará ainda mais forte espiritualmente.
  • Para Moisés
Provavelmente você está negligenciando seus sentimentos. Trabalhar conscientemente nesta área poderá fazê-lo ainda mais forte.
  • Para Pedros
Nem tudo o que você pega para fazer é bem pensado. Você precisa se apegar a mais estudos. Não cometa o erro de classificar certas afirmações como “não espirituais” apenas porque você não está habituado com elas.
  • Para Jonas
Você deve dirigir a sua atenção para seu engajamento, mas isto não significa que você não está engajado. Dedicação a outras pessoas – esta é a chave para o seu sucesso.
  

O PLANO DE DEUS É USAR PESSOAS IMPERFEITAS
A real lição que podemos aprender com o estudo dos seis pontos de partida bíblicos é: Deus usa pessoas imperfeitas para realizar seus planos perfeitos. Não há dúvida de que Ele quer que cada um de nós cresça na fé, mas Ele não espera até sermos perfeitos para só então nos usar.
Se você mantiver esta verdade diante de seus olhos, então o trabalho nos seus “déficits de cores” poderá se tornar uma tarefa alegre e realizadora.

(continua... )

Baseado no livro "As cores dos dons" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário