sábado, 17 de outubro de 2009

MINISTÉRIO DE JOVENS - PRINCÍPIO 2

2º PRINCÍPIO: PROPÓSITO
Qualquer grupo de jovens é capaz de crescer quando seu desenvolvimento tem como base os cinco propósitos de Deus para a igreja. O processo de compreensão dos propósitos de Deus e sua aplicação diminuirão a agitação de ter de buscar a todo momento coisas novas para o programa. Pouquíssimos líderes são capazes de explicar o motivo da existência de seu ministério. Sem um propósito bíblico e liderança eficaz, há pouca chance de desenvolver um ministério sadio. Leia em Provérbios 19:21. os propósitos foram transmitidos por Deus na Bíblia.
Você não cria os cinco propósitos. Você os descobre. Nossos programas mudam, mas os cinco propósitos não.
Os cinco propósitos são baseados em 2 passagens bíblicas: O Grande Mandamento (Mt 22:37-40) e A Grande Comissão (Mt 28:19,20). Quando os cinco propósitos passam a ser a base de seu trabalho, seu ministério se torna um ministério com propósitos.
Nossos programas e nosso estilo refletem nossa personalidade e criatividade, mas os propósitos de Deus refletem seu plano e seu amor pela igreja.

O Propósito da Evangelização
As últimas palavras de Jesus nos lembram que devemos ser suas testemunhas (At 1:8). Quando esse propósito é expresso com jovens, há um crescimento significativo. Esse crescimento não depende de um programa evangelístico, mas acontecerá por causa de jovens evangelistas.
O Propósito da Adoração
A adoração é expressa de muitas maneiras: orando, ouvindo Deus, doando, batizando, meditando e partilhando a Ceia do Senhor
Textos: Sl 95:6; Jo 17:17; Dt 31:11; I Co 16:1,2; Rm 6:3,4; Hc 2:20; I Co 11:23-26
O Propósito da Comunhão
Enquanto a evangelização é fraca, a comunhão é mais valorizada. Ela adquire tanta força que os jovens cristãos acabam perdendo a visão do evangelismo, concentrando-se apenas em outros cristãos. Esses ministérios tornam-se grupos, “panelas” ou congregações santas, perigosamente apáticas em relação aos perdidos.
O Propósito do Discipulado
É o crescimento, desenvolvimento e fortalecimento dos cristãos. No ministério com jovens, o discipulado pode ser o mais confuso e infrutífero dos propósitos. Mas tudo é feito com a convicção de que Deus fará o impossível e dará o crescimento. Leia I Co 3:6,4. Deus dá o crescimento.
O Propósito do Serviço
Servir é suprir as necessidades com amor. Um ministério sadio constantemente encoraja os jovens a descobrir seus dons e coloca-los em pratica por meio das oportunidades de ministério e das missões. Os dons concedidos por Deus não têm limite de idade.

EQUILIBRANDO OS CINCO PROPÓSITOS
A maioria dos ministérios com jovens teria a seguinte classificação:
Comunhão – A
Discipulado – B
Adoração – C+
Serviço – C-
Evangelização – D+
Você já encontrou um equilíbrio entre os cinco propósitos? Quando encontrar, descobrirá o exemplo da saúde bíblica e do ministério com propósitos para jovens.

Faça uma declaração de propósitos do ministério e trabalhe para que estes propósitos sejam cumpridos. As programações serão consequência dos propósitos.


(Baseado no livro "Um ministério para líderes de jovens com propósito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário