sábado, 17 de outubro de 2009

MINISTÉRIO DE JOVENS - PRINCÍPIO 1

1º PRINCÍPIO: PODER DE DEUS
Um ministério sadio não é feito de idéias, mas de líderes espirituais. Tudo pode estar indo bem com todos, mas se não tiver Deus em primeiro lugar, não vai muito para frente. Problemas sempre vão existir. Nunca deve-se colocar um programa em 1º lugar e nunca você vai conseguir agradar a todos.

Vejam 3 problemas típicos em uma liderança de jovens:
1ºProblema: Não criar programas tão atraentes quanto de outras igrejas.
É muito comum encontrar líderes que se preocupam com programação. Mas chega um dia que não terá mais programas tão atraentes como era. Copias a programação dos outros sempre acaba em fracasso. Conte sempre com Deus em primeiro lugar para lhe mostrar o plano para um ministério sadio.
2ºProblema: Talvez você não seja a pessoa certa para o ministério.
Embora trabalhe exaustivamente, o trabalho não acontece de forma que todos pareciam querer. A vontade de exercer o ministério faz com que deixe de agradar a Deus para satisfazer as pessoas. Quando você começa a ser questionado sobre o que está acontecendo, acha que todos os problemas são por culpa sua.
3ºProblema: Nunca consegue agradar a todos.
Deve-se imaginar Deus dizendo a você: “Você nunca fará o suficiente para agradar a todos. Concentre-se em mim, descanse em mim, abrigue-se em mim. Quando seu coração estiver voltado para mim, poderemos trabalhar juntos e realizar grande coisas.”
Não se pode gastar todo o seu tempo FAZENDO o trabalho de Deus sem SER um homem de Deus.
Sempre leve essa diferença em mente: FAZER ≠ SER

Como alguém pode transformar-se em um líder de jovens contando com Deus?

1ªResposta: Reconheça o poder de Deus por meio da humildade.
Enquanto o orgulho impulsiona a criar programas, Deus ensina a ser humilde. Quando coisas boas acontecem, você tem de reconhecer que é por causa do poder divino, e não seu.
O SENHOR NÃO PRECISA DE UM PROGRAMA PARA TRABALHAR NEM PRECISA DE VOCÊ! Quem deve receber crédito é o Senhor e não você. Veja I Coríntios 1:31. Tudo é obra de Deus. Se há alguém que deve receber a glória, é Ele. Quando reconhecemos o grande privilégio e a responsabilidade de ser um instrumento de Deus, somos humildes.
2ªResposta: Entregue seus dons a Deus e permita que Ele trabalhe por seu intermédio.
Alegrem-se no fato de que sua presença e palavras fornecem outra oportunidade para que o poder de Deus seja transmitido aos jovens a que Ele ama.
Leia: II Co 13:4, 12:9 – as fraquezas que temos
I Co 2: 4-5 - deficiência das habilidades verbais
Todos temos nossas fraquezas, mas não é motivo para desistir.
3ªResposta: Concentre-se em ser uma pessoa de Deus antes de fazer o trabalho dele.
Em vez de agradar as pessoas, viva em função apenas do Senhor. Na igreja, FAZER pode transformar-se numa ilusão que requer mais atenção do que SER. Quanto a isso leia Mt 7:21-23. Tem que colocar a seguinte idéia na cabeça: Você nunca fará o suficiente! Sempre haverá mais para ser feito. Não faça o trabalho de Deus em vez de ser uma pessoa de Deus. Coloque em prioridade máxima o SER em vez do FAZER.
O poder de Deus atuando na vida dos líderes é a base de um ministério sadio. Em Pv 5:21-23 lembramos que, por mais que façamos, não podemos esconder de Deus a nossa vida interior.
Os participantes de seu ministério não precisam de idéias brilhantes. Eles precisam de um modelo vivo, de um homem ou uma mulher de Deus que estejam dominados pela fé. Jesus citou em Lc 6:47-49 sobre isso.
Nenhuma idéia ou programa pode competir com o poder de Deus trabalhando dentro e por meio de você. Quando Ele o enche de amor pelos jovens e você, em troca, lhe oferece um coração puro.

COLOCANDO EM PRÁTICA
Leia Jo 15:5. Damos frutos quando nos unimos a Ele. II Co 13:5 nos fala para as pessoas não irem pelos impulsos.
Para melhorar a vida espiritual:
1- Admita para si mesmo seus conflitos
2- Peça a Deus seu poder a fim de disciplinar a si próprio para o propósito da graça I Tm 4:7)
3- Peça a Deus coragem para confessar esses conflitos a seus amigos (ou um apenas) que possa ajuda-lo
4- Construa um plano para restauração espiritual

(Baseado no livro "Um ministério para líderes de jovens com propósitos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário