sábado, 17 de outubro de 2009

MINISTÉRIO DE JOVENS - PRINCÍPIO 3

3º PRINCÍPIO: PÚBLICO EM POTENCIAL
Identificando os níveis de compromisso dos jovens
Você deve estar ansioso para entrar em ação e começar a criar programas que cumpram os 5 propósitos de Deus. Mas vá com calma!
Colocar os programas antes das pessoas causa problemas
1º PROBLEMA: Não é possível, com apenas um programa, alcançar eficazmente todos os cinco propósitos.
Quando você reúne todos os propósitos em um único programa, não é possível cumprir efetivamente nenhum deles.
2º PROBLEMA: O programa não pode ter como alvo todos os jovens
Os jovens são tão diferentes que um único programa não é capaz de atender às necessidades de todos. Como o público é diversificado, a programação deve ser diversificada também.
Soluções
1 – Qual o propósito principal do programa? TODOS NÃO !
2 – Qual o público-alvo dessa programação? JOVENS? NÃO! MUITO GENÉRICO
Há cinco tipos de jovens:
- não-cristãos
- novos convertidos
- jovens que conhecem a Bíblia profundamente, mas são apáticos em tudo
- jovens maduros
- líderes espirituais
Seus programas terão mais sucesso, se você reservar algum tempo no início para identificar os diferentes tipos de público de seu ministério.

Como identificar seu público em potencial
Você pode não ter jovens comprometidos no momento, mas eles têm potencial para se tornarem comprometidos.
Quando conhecemos a quem estamos tentando alcançar, podemos elaborar programas enfocando um dos cinco propósitos de Deus e tendo como alvo nosso publico em potencial.

Jovens da Comunidade
Os jovens da comunidade são os que moram a uma distância razoável de nossa igreja. O único compromisso que eles tem em comum é a falta e compromisso em freqüentar a igreja. É o nosso público-alvo significativo para o propósito da evangelização

Jovens da Multidão
São aqueles que freqüentam o culto nos fins de semana. Seu compromisso é freqüentar a igreja e adota-la como sua igreja. Se pudermos fazer com que eles vibrem ao freqüentar regularmente um de nosso cultos de fim de semana, teremos uma grande oportunidade de envolve-los no resto de nosso ministério. Ajuda-nos a cumprir o propósito da adoração.

Jovens da Congregação
São os que saem da multidão e vem para o grupo. Constantemente encorajamos os da multidão para envolver-se em nosso grupos, onde serão conhecidos, cuidados, monitorados e entrarão em contato com outros crentes. Essa intimidade cumpre o propósito da comunhão.

Jovens Comprometidos
São os que tem o compromisso de desenvolver hábitos espirituais. Com eles podemos cumprir o propósito do discipulado.

Jovens do núcleo
Quando participantes comprometidos descobrem seus dons e querem expressa-los por meio do ministério, eles se tornam jovens do núcleo. Descobrir é a palavra-chave que representa o propósito do ministério em nossa declaração de propósitos. É aí que o ciclo se fecha. Uma pessoa sai da comunidade, chega ao núcleo e tem o dever de atingir a comunidade.
Jesus ministrou a pessoas de todos os níveis de fé.

O que fazer depois de identificar seu público em potencial
Defina seu público em potencial pelo compromisso
Os jovens da comunidade estão comprometidos com a não-freqüência à igreja
Os jovens da multidão estão comprometidos com a freqüência à igreja
Os jovens da congregação estão comprometidos com um grupo pequeno
Os jovens comprometidos estão comprometidos com os hábitos espirituais
Os jovens do núcleo estão comprometidos com o ministério

O tamanho de cada grupo deve diminuir à medida que o compromisso aumentar
Haverá diminuição de pessoas conforme se avança em direção ao núcleo
Concentre-se na palavra “potencial” e comece com quem você tem.
Você não precisa começar desenvolvendo todos os cinco públicos em potencial no início. Um ministério sadio e com propósitos para a juventude não acontece de uma hora para outra.
Como criar uma estratégia de propósitos
PÚBLICO EM POTENCIAL + PROPÓSITO = PROGRAMA
Se você conseguir usar essa fórmula, poupará tempo e evitará problemas tentando tornar seus programas mais eficientes.

(Baseado no livro "Um ministério para líderes de jovens com propósito"

Nenhum comentário:

Postar um comentário